FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Edival Sebastião Teixeira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maria de Lourdes Bernartt Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Giovanna Pezarico Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v15i25.1508

Palavras-chave:

Formação de Professores. Práticas Pedagógicas. Educação Ambiental.

Resumo

Opresente artigo é um dos resultados dos trabalhos desenvolvidos no Grupo deTrabalho Formação de Professores e Práticas em Educação Ambiental cujo objetivogeral é reunir pesquisadores, bem como demais interessados, para promover oestudo e a discussão sobre a temática da formação de educadores para a educaçãoambiental, bem como de práticas pedagógicas nesse contexto desenvolvidas nosdiversos níveis de ensino. Esse grupo reuniu-se entre 24 e 26 de setembro de2014, como parte da programação do VIII Simpósio Nacional de Educação e do IIColóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores,eventos ocorridos e promovidos simultaneamente pelo Programa de Pós-Graduaçãoem Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões(URI), em Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul. O artigo apresenta um brevehistórico da educação ambiental desde seu surgimento até sua inserção noBrasil, faz uma discussão sobre as políticas públicas de educação ambiental eformação de professores no país, bem como uma apreciação de práticaspedagógicas de educação ambiental a partir de investigações desenvolvidas pordiversos autores.

Biografia do Autor

Edival Sebastião Teixeira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Dr. em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR.

Maria de Lourdes Bernartt, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-graduação emDesenvolvimento Regional da UTFPR.

Giovanna Pezarico, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Tecnologia. Colaboradora do Programa de Pós-graduação em DesenvolvimentoRegional da UTFPR

Downloads

Publicado

2017-09-12

Como Citar

Teixeira, E. S., Bernartt, M. de L., & Pezarico, G. (2017). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista De Ciências Humanas, 15(25), 108–120. https://doi.org/10.31512/rch.v15i25.1508