Chamada para publicação

2024-09-25

Revista de Ciências Humanas
Qualis (2017-2020): A4

Volume 26, número 01, janeiro/abril de 2025

Organização: Profa. Dra. Jaqueline Moll (URI/UFRGS), Profa. Dra. Silvia Leite (UFBA) e Profa. Dra. Telma Guerreiro (UFPA)

Dossiê: Educação Integral, território e formação ao longo da vida para sociedades democráticas

A Edição número 1, volume 26 de 2025 da Revista de Ciências Humanas da URI/Frederico Westphalen, Qualis A4 (ISSN 1981-9250), convida pesquisadores/as a enviar produções científicas para o dossiê Educação Integral, território e formação ao longo da vida para sociedades democráticas. As produções devem versar sobre educação integral e território, com enfoque na formação ao longo da vida considerando seus diferentes tempos, em suas mais diversas abordagens:

  • Educação Integral na escola em tempo integral, como política pública e/ou como prática pedagógica;
  • Educação integral nas diferentes etapas da educação básica e na educação superior;
  • Educação e Território, considerando espaços e culturas como as periferias urbanas, os centros históricos o campo, as comunidades indígenas e quilombolas;
  • Educação ao longo da vida, considerando os ODS (objetivos do desenvolvimento sustentável);
  • Educação integral como formação humana integral nos diferentes tempos da vida;
  • Educação integral e infâncias nas práticas escolares;
  • Educação integral, adolescências e juventudes;
  • Educação integral para a vida adulta e para as envelhecências;
  • Educação Integral e enfrentamento das desigualdades sociais, raciais, étnicas, de gênero;
  • Direito a formação ao longo da vida como dispositivo constitucional no Brasil pela garantia do pleno desenvolvimento da pessoa;
  • Educação integral, território e preservação ambiental;
  • Formação ao longo da vida para sociedades democráticas;
  • Educação integral e a valorização dos profissionais da educação;
  • Gestão democrática para e na escola de tempo integral: experiências e reflexões.

Recebimento de submissões: até 30 de janeiro de 2025.

Acesse as diretrizes para os autores clicando aqui