Sobre a Revista

A Revista de Ciências Humanas (RCH), ISSN 1981-9250, foi criada em 2000, vinculada ao Programa de Pós-Graduação stricto-sensu em Educação e sediada na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen - RS (PPGEDU/URI-FW).

A RCH é uma publicação eletrônica periódica quadrimestral que se dedica à socialização da produção científica nacional e internacional. Tem por objetivo divulgar a produção científica na área de Ciências Humanas, com foco na Educação, estimulando o diálogo e o debate entre os pesquisadores que trabalham com investigações em distintos contextos educativos. Foi classificada como Qualis A4 em Educação, na avaliação Capes do quadriênio 2017-2020.

Edição Atual

v. 26 n. 1 (2025): Educação Integral, território e formação ao longo da vida para sociedades democráticas - vol. 1
					Visualizar v. 26 n. 1 (2025): Educação Integral, território e formação ao longo da vida para sociedades democráticas - vol. 1
Publicado: 2025-05-09

Editorial

  • APRESENTAÇÃO EDUCAÇÃO INTEGRAL, TERRITÓRIO E FORMAÇÃO AO LONGO DA VIDA PARA SOCIEDADES DEMOCRÁTICAS – VOL I

    Jaqueline Moll, Silvia Maria Leite de Almeida, Telma Guerreiro Barroso
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.01-11

Dossiê Educação Integral, território e formação ao longo da vida para sociedades democráticas

  • EDUCAÇÃO INTEGRAL COMO POSSIBILIDADE DE MATERIALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

    Edilene Eva de Lima, Paula Cortinhas de Carvalho Becker , Juares da Silva Thiesen
    12-30
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.12-30
  • ESTUDANTES EM TEMPO INTEGRAL A URGÊNCIA DE EDUCAR E CUIDAR POR MEIO DA INTEGRAÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS

    Dinora Tereza Zucchetti, Marilene Alves Lemes, Gabriel Grabowski
    31-49
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.31-49
  • EDUCAÇÃO INTEGRAL E RECONEXÃO SOCIOMETABÓLICA HUMANO-NATUREZA PRINCIPIOLOGIAS ONTOLÓGICAS E FILOSÓFICAS PARA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

    Joaquim Gonçalves da Costa, Cristiano Augusto Durat
    50-74
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.50-74
  • EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL ESTRUTURAÇÃO NORMATIVA E IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL

    Tânia Castro Gomes, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
    75-92
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.75-92
  • AMAZÔNIA TOCANTINENSE E EDUCAÇÃO INTEGRAL LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL TERRITORIALIZADA

    Rosilene Lagares, Diogo Teixeira de Castro Silva, Deyvison Bispo de Oliveira Santos
    93-119
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.93-119
  • EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL E ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO NO ESTADO DE SÃO PAULO

    Marcelo Costa da Silva, Cláudia da Mota Darós Parente
    120-141
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.120-141
  • CAMINHOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM MATO GROSSO A GÊNESE DAS ESCOLAS PLENAS

    Cinthia Vieira Monteiro, Ronei Coelho de Lima
    142-164
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.142-164
  • IDEIAS SOBRE O TEMPO ESCOLAR E A CONTRIBUIÇÃO DA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE CAMPINAS - SP

    Mariana Roveroni
    165-181
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.165-181
  • O PROGRAMA ENSINO INTEGRAL EM SÃO PAULO CONFIGURAÇÕES E PROPOSIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADORA

    Marcelo Alves dos Santos, Magali Aparecida Silvestre
    182-205
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.182-205
  • PARCERIAS ESTRATÉGICAS ENTRE UMA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL E UMA ESCOLA PÚBLICA IMPULSIONANDO A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM UMA CIDADE EDUCADORA

    André Luiz Ribeiro de Freitas, Alexsandro dos Santos Machado
    206-224
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.206-224
  • BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS E O ACESSO À EDUCAÇÃO NOS TERRITÓRIOS

    João Paulo Borges da Silveira
    225-246
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.225-246
  • DIFERENTES OLHARES NOVAS PERSPECTIVAS PARA AS OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS, MOSTRAS E FEIRAS DE CIÊNCIAS NO BRASIL

    Marcos Antonio Pinto Ribeiro, Carlos Wagner Costa Araújo, Roniere dos Santos Fenner
    247-270
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.247-270
  • JÓVENES EN EL PAISAJE URBANO CONFIGURACIONES ESPACIALES Y PRÁCTICAS DISRUPTIVAS

    Guillermo Alberto Ríos
    271-283
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.271-283

Artigos

  • EDUCAÇÃO INFANTIL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS IDEIAS EDUCACIONAIS DE CARL ROGERS

    Rafaela Firmino Leite, Paulo Coelho Castelo Branco
    284-307
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.284-307
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE CUIDADO AS MULHERES TRABALHADORAS DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E O DIREITO À AMAMENTAÇÃO

    Thammy Coutinho dos Santos, Amanda Motta Castro, Alexandre Macedo Pereira
    308-334
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.308-334
  • UMA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA O LUGAR DA BNCC E OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS NO ENSINO MÉDIO

    Viviane da Silva Vasconcelos, Odaléa Feitosa Vidal
    335-359
    DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.335-359
Ver Todas as Edições