LINGUAGEM COMO FATOR ORIGINAL DE EFICÁCIA
Palavras-chave:
Transformação estratégica, mudança eficaz, comunicação, linguagemResumo
Existem diversos caminhos para que a eficácia das organizações seja alcançada. Este estudo propõe que os investimentos feitos no aprendizado dos modelos de gestão estratégica obrigam a aprender modelos específicos para cada etapa do processo de gestão. Estes incorporam elementos dos processos de comunicação que respondem pela efetividade à gestão. O estudo vai além, ao observar que a efetividade dos processos de comunicação está na utilização de uma linguagem precisa que seja compartilhada por todos os integrantes da organização. O artigo traz ilustrações apresentando modelos integrados de comunicação e promove o entendimento de que se otimiza a relação custo / benefício dos investimentos realizados em capacitação ao se aprender um modelo comum de linguagem que permita o desenvolvimento de visões similares por todos aqueles responsáveis de promoverem mudanças das organizações ante as constantes alterações do ambiente macro e microeconômico. Este trabalho propõe que a eficácia destas mudanças reside precisamente na utilização do modelo de linguagem proposto pela Ontologia da Linguagem.
-
Existen diversos caminos para que sea lograda la eficacia de las organizaciones. Este estudio propone que las inversiones hechas en el aprendizaje de los modelos de gestión estratégica obligan a aprender modelos específicos para cada etapa del proceso de gestión. Cada uno de estos modelos incorpora elementos de los procesos de comunicación siendo estos los responsables por la efectividad en la gestión. El estudio además observa que la efectividad de la comunicación está en la utilización de un lenguaje que sea compartido por todos los integrantes de la organización. El artículo presenta ilustraciones con modelos integrados de comunicación y promueve el entendimiento de que se optimiza la relación costo / beneficio de las inversiones realizadas en capacitación si es utilizado un modelo común de lenguaje que permita el desarrollo de visiones análogas por todos aquellos responsables de promover cambios en las organizaciones adaptándola a los constantes cambios del ambiente macro e macroeconómico.Este trabajo propone que la eficacia de estos cambios reside precisamente en la utilización del modelo de lenguaje propuesto por la Ontologia del Lenguaje.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Administração de Revista de Administração foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadeadm/index.