GESTÃO DA COMERCIALIZAÇÃO NA AGROINDÚSTRIA RURAL FAMILIAR
Palavras-chave:
Agricultura familiar, Comercialização, Agroindústria familiar, cadeia agroindustrial, competitividade.Resumo
A dinâmica de funcionamento dos mercados tem exigido maior atenção ao processo de comercialização, sendo considerado determinante para a competitividade das agroindústrias rurais familiares, pois sua eficácia é resultante do desempenho dos diversos elos da cadeia. Analisar os gargalos da comercialização destas agroindústrias e os reflexos na sua viabilização é o objetivo deste estudo, que compreende parte dos resultados de uma dissertação de mestrado em agronegócios. As análises se orientam pelos conceitos de cadeia de produção agroindustrial, qualidade, comercialização e competitividade, e se sustentam empiricamente nas experiências de duas agroindústrias e na opinião de integrantes da cadeia. Os eixos privilegiados para análise foram a qualidade objetiva/subjetiva do produto, a qualificação profissional dos envolvidos na produção e comercialização, e a infraestrutura de comercialização disponível. Conclui-se que, as agroindústrias rurais familiares apresentam instabilidade quanto à qualidade do produto; a falta de qualificação profissional nos segmentos, e especialmente no conhecimento de mercado; e a infraestrutura de comercialização não está articulada entre si e nem com o mercado. O atendimento a essas demandas, no que se refere à gestão da comercialização, constitui condição para viabilizá-las.
-
The dinamics of operation of the markets has been demanding larger attention to the trading process and it is being considered decisive to the competitiveness of the rural family agribusiness, because its efficiency is a result of the performance of several branches of this chain. Analysing the beginnings of the commercialization of those agribusinesses and the reflexion of their viability are the aims of this study that includes a part of the results of an Agribusiness Mastership Paper. The analyses empirically live on the concepts of a chain of agrindustrial production, quality, commercialization and competitiveness, and on the experiencies of two firms, and in the opinion of members of the chain. The priviliged axes for analysis were the subjective and objective quality of the product, the professional qualification of the workers involved in the production and marketing and the infrasructure of available commercialization. One can conclude that, the rural family agrindustries are not stable ones, considering the quality of the product, the lacking of professional qualification of the workers involved in the production and marketing and specially concerning to the knowledge of the market and also because the infrastructure of marketing is not articulated even to the market itself. The fulfill ment of those market matters considering the management of commercialization is the condition to make them possible.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Administração de Revista de Administração foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadeadm/index.