EDUCAÇÃO PARA O FUTURO: CONTRIBUIÇÕES DE FAURE, DELORS E SAHLE-WORK
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.56-68Palavras-chave:
educação, futuro, relatórios UNESCO, educação ao longo da vida.Resumo
O presente artigo tem como objetivo resgatar e analisar os relatórios da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para a educação. Apresentamos as principais contribuições dos relatórios Faure (1972), Delors (1996) e Sahle-Work (2021), de maneira a situar a preocupação histórica com o futuro da educação e da sociedade. Faure defende uma educação ao longo da vida, que desenvolva os indivíduos integralmente e para a democracia. Delors indica que a educação deve organizar-se em torno de quatro pilares do conhecimento: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Sahle-Work estabelece um novo contrato social para a educação, reafirmando o compromisso da sociedade com um futuro pacífico, justo e sustentável. Os três relatórios, cada um em seu contexto histórico, constituem valiosos recursos para entender a situação da educação em escala global e para orientar políticas e práticas educacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.