VOZES SILENCIADAS, HISTÓRIAS AMPLIFICADAS

LETRAMENTO LITERÁRIO E LITERATURA AFRO-BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.70-91

Palavras-chave:

Literatura, Ensino de Literatura, Linguagens

Resumo

Apesar do imperativo legal de inclusão da Literatura Afro-brasileira no currículo do Ensino Médio, observa-se uma recorrência de abordagens limitadas nos materiais didáticos. Diante disso, propôs-se a criação de um material educacional com atividades baseadas nessa literatura, visando desenvolver o letramento literário. O objetivo dessa proposta está relacionado à apresentação da trajetória histórica e das produções literárias de escritoras afro-brasileiras, bem como a desconstrução de estereótipos associados a essa produção. Em uma pesquisa realizada com duas turmas da terceira série de uma escola do Ensino Médio, foi analisada a interação dos estudantes nas aulas de Literatura Afro-brasileira. Utilizou-se uma abordagem qualitativa para analisar os dados, a partir de atividades que valorizam autoras negras, enfatizando temas como resistência, identidade, memória e ancestralidade. Os resultados indicaram que essa abordagem favorece o letramento literário, estimula análises críticas dos textos e contribui para mudanças de mentalidade e atitudes, especialmente no combate aos preconceitos e estereótipos sociais.

Biografia do Autor

Luciana Arleu Vieira, Mestranda do Mestrado Profissional em Práticas da Educação Básica do Colégio Pedro II

Professora da Educação Básica da Rede Privada e Estadual de Ensino há 25 anos. 

Letras - Português/Literatura

Gisele Abreu Lira Corrêa dos Santos, Colégio Pedro II

Professora do Mestrado Profissional em Práticas da Educação Básica - Colégio Pedro II

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Vieira, L. A., & Santos, G. A. L. C. dos. (2024). VOZES SILENCIADAS, HISTÓRIAS AMPLIFICADAS: LETRAMENTO LITERÁRIO E LITERATURA AFRO-BRASILEIRA. Revista Literatura Em Debate, 19(34), 70–91. https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.70-91