PLANO NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO: OS REFLEXOS DE UMA POLÍTICA PÚBLICA NA PRÁTICA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.108-131

Palavras-chave:

Programa Nacional do Livro e do Material Didático, política pública de incentivo à leitura, letramento literário.

Resumo

O presente artigo integra uma pesquisa de doutorado em educação3, focada na utilização do material literário do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) em uma instituição da rede federal de ensino. Este recorte objetiva apresentar o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e refletir sobre a sua importância no contexto das práticas escolares relacionadas ao desenvolvimento do letramento literário. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com a intenção de conhecer a origem e os caminhos percorridos para que o PNLD se concretizasse na maior política pública de fomento à leitura no contexto brasileiro atual, além das observações de práticas de letramento literário realizadas nas aulas de Língua Portuguesa, em uma turma de nono ano do ensino fundamental. As discussões mostram a importância dessa política pública no sentido de dar acesso a todos os estudantes da rede pública ao material literário, além de pontuar as possibilidades de trabalho com os livros recebidos. Ao final, considera-se que as iniciativas do PNLD são fundamentais para capacitar estudantes em todo o Brasil a se tornarem leitores competentes, o que, por sua vez, impulsiona o aprimoramento da qualidade do ensino público.

Biografia do Autor

Cintia Chung Marques Corrêa, Universidade Católica de Petrópolis (RJ)

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (RJ)

Professora  Assistente da universidade Católica de Petrópolis (RJ)

Fernanda Gonçalves Doro, Universidade Católica de Petrópolis (RJ)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (RJ)

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Publicado

2024-08-19

Como Citar

Corrêa, C. C. M., & Doro, F. G. (2024). PLANO NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO: OS REFLEXOS DE UMA POLÍTICA PÚBLICA NA PRÁTICA ESCOLAR. Revista Literatura Em Debate, 19(33), 108–131. https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.108-131