Sobre a Revista

A Revista Literatura em Debate (RLD), ISSN 1982-5625, foi criada em 2007 pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e, a partir de 2020, passou a ser vinculada ao Programa de Pós-Graduação stricto-sensu em Educação, com sede na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen - RS (PPGEDU/URI-FW). Foi classificada como Qualis A4 em Educação, na avaliação CAPES do quadriênio 2017-2020.

A RLD é uma publicação eletrônica periódica semestral que se dedica à socialização da produção científica nacional e internacional, estimulando o diálogo e o debate entre os pesquisadores que trabalham com investigações em distintos contextos educativos. Seu objetivo central é contemplar reflexões sobre as literaturas produzidas em contextos plurais e seus modos de construção e interação com outros campos do saber, sobretudo, os que possuem relação com a Educação e/ou a área das Ciências Humanas. Literatura assume, desse modo, um sentido ampliado, de base crítico-hermenêutica, com significados compreendidos para além daqueles herméticos e habituais de uso comum. Refere-se à ciência específica, mas também à arte, reflexão, produção, escrita,ação textual,crítica social, experienciação, percepção estética, conhecimento e interpretação nos diversos campos da ciência.

Anúncios

Chamada para publicação

2024-09-19

Revista Literatura em Debate
Qualis: A4

Volume 20, número 35, janeiro/junho de 2025

Organização: Adilson Cristiano Habowski, Cláudia Inês Horn e Cleber Gibbon Ratto.

Dossiê - Infâncias contemporâneas e Educação: diálogos, singularidades e potencialidades

Recebimento de submissões: até 25 de janeiro de 2025.

Saiba mais sobre Chamada para publicação

Edição Atual

v. 19 n. 34 (2024): Educação, leitura e literatura
					Visualizar v. 19 n. 34 (2024): Educação, leitura e literatura
Publicado: 2024-12-19

APRESENTAÇÃO

  • APRESENTAÇÃO

    Jordana Wruck Timm, Luci dos Santos Bernardi
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.01-02

ARTIGOS

  • LITERATURA, ÉTICA E EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE REFLEXÕES A PARTIR DE “ELOGIO DA LITERATURA”, DE Z. BAUMAN E R. MAZZEO

    Livio Osvaldo Arenhart, Amabilia Beatriz Portela Arenhart
    3-22
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.03-22
  • LITERATURA LGBTQIAPN+ NO ENSINO MÉDIO É PRECISO TIRÁ-LA DO ARMÁRIO

    Izandra Alves, Vanessa Petró
    23-39
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.23-39
  • O CABELO COMO ELEMENTO DA REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE NA CRIANÇA EM LIVROS INFANTIS

    Lélia de Almeida Arraes Freitas, Olira Saraiva Rodrigues
    40-53
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.40-53
  • A CONSTRUÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO EM SALA DE AULA UMA PROPOSTA DE PRÁTICA DE LEITURA COM O PÁTIO DAS SOMBRAS E EPITÁFIO

    José Carlos dos Santos, Deisi Luzia Zanatta
    54-69
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.54-69
  • VOZES SILENCIADAS, HISTÓRIAS AMPLIFICADAS LETRAMENTO LITERÁRIO E LITERATURA AFRO-BRASILEIRA

    Luciana Arleu Vieira, Gisele Abreu Lira Corrêa dos Santos
    70-91
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.70-91
  • AFROFUTURISMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA UMA PROPOSTA ANTIRRACISTA

    Rafael Aranha de Sousa, Rosane Maria Cardoso
    92-107
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.92-107
  • LITERATURA E COGNIÇÃO UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA A COMPREENSÃO DA LEITURA

    Guilherme Magri da Rocha, Diana Navas
    108-131
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.108-131
  • CLUBE DE LEITURA RESULTADOS DE UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA

    Cádia Mara Dorneles Carus, Noemi Boer, Adriana Cláudia Martins
    132-147
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.132-147
  • ENTRE MUROS E PALAVRAS A LITERATURA COMO DIMENSÃO FORMATIVA NO HORIZONTE DO SUJEITO PRIVADO DE LIBERDADE

    Lidiane Paula Nicoletti, Maria Regina Johann
    148-168
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.148-168
  • LIMA BARRETO E A CIDADE PELO AVESSO POR UMA EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA

    Priscilla Melo Ribeiro de Lima
    169-191
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.169-191

RESENHAS

  • PENSAR A DOCÊNCIA EM TEMPOS LÍQUIDO-MODERNOS

    Caroline Simon Bellenzier, Jovano Richetti Trevizan, Chaiane Bukowski
    192-198
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.192-198

SEÇÃO LIVRE

  • LAS TUTORÍAS COMO ESTRATEGIAS DE ACOMPAÑAMIENTO A LAS TRAYECTORIAS ESTUDIANTILES EN LOS INICIOS DE LA UNIVERSIDAD

    Pablo Daniel Garcia
    199-222
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.199-222
  • A ESCOLA COMO ESPAÇO DE DEMOCRATIZAÇÃO DO JOGO DE XADREZ

    Eduardo Ribeiro Albuquerque, Luci dos Santos Bernardi
    223-244
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.223-244
  • A CONTRADITÓRIA REVISÃO CONCRETISTA DE OSWALD DE ANDRADE DO OSTRACISMO À APROPRIAÇÃO

    Wagner Fredmar Guimarães Júnior
    245-261
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.245-261
  • A ELABORAÇÃO DO ETHOS E A ESTRATÉGIA DE PATEMIZAÇÃO NA NOTA DE RETRATAÇÃO

    Douglas do Carmo Araújo, Ilana da Silva Rebello
    262-278
    DOI: https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.262-278
Ver Todas as Edições