A EXPERIÊNCIA EM FOCO: REFLEXÕES SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

Núbia Enedina Souza, Suellen Thomaz de Aquino Martins, Rodrigo Carmargo Aragão

Resumo


Este trabalho tem como objetivo resenhar o livro Pesquisa Experiencial Em Contextos De Aprendizagem: Uma abordagem em evolução de Laura Miccoli e de outros pesquisadores que realizaram investigações sobre experiência no campo da Linguística Aplicada (LA). Este livro reúne estudos recentes neste âmbito e aponta lacunas a serem preenchidas dentro dos estudos que envolvem a experiência em LA. É possível perceber a variedade de olhares que se voltam para um mesmo aspecto: a experiência imbricada no ensino e na aprendizagem de línguas. A obra traz treze estudos que intentam dar voz àqueles que vivenciam as experiências de ensino e aprendizagem em sala de aula e em outros espaços. Nos estudos que focam nas experiências de estudantes, temos trabalhos que tratam de autonomia (BAMBIRRA, SILVA E SOUZA), de aprendizagem de inglês (ARAGÃO, ALONSO e FERREIRA) e de língua materna (LIMA JUNIOR E CONCEIÇÃO); Aqueles voltados às experiências de professores e professores e alunos, focam no processo de ensino e de ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Os trabalhos de Zolnier, Coelho e Cunha analisam professores em ações de educação continuada, ao passo que, na segunda situação temos estudos que envolvem questões de avaliação e crenças (BARATA), de indisciplina em curso livre (VIANINI) e de sucesso na aprendizagem de inglês na escola pública (ARRUDA). Concluímos que os estudos que envolvem as experiências com estudantes são maioria e que talvez, seja preciso mais olhares atentos e investigativos para o professor e a relação professor-aluno.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada. ISSN 1984-381X

 

 

 Resultado de imagem para logo diadorim