RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DO ENSINO TEÓRICO-PRÁTICO EM ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE

Tiago Luan Labres de Freitas, Valéria Silvana Faganello Madureira, Eleine Maestri

Resumo


Unidades de Básicas de Saúde são consideradas a porta de entrada do usuário no sistema de saúde. É de total importância sua presença efetiva no contexto social em que os usuários estão presentes. A composição da equipe de uma unidade básica de saúde se dá em caráter multiprofissional, assim nessa lógica os profissionais de enfermagem estão inseridos de maneira significativa no atendimento que os usuários procuram. Este estudo objetivou mostrar a importância do ensino teórico-prático na vida acadêmica como estratégia na formação de profissionais enfermeiros críticos, reflexivos e generalistas, capazes de serem inseridos nas mais variadas realidades do sistema de saúde brasileiro ,com um olhar refinado a sua atuação profissional futura. Trate-se de um relato de experiência referente ao desenvolvimento de atividades de ensino teórico-prático realizadas no Componente Curricular de Cuidados de Enfermagem em Atenção Básica de Saúde.  Na composição do relato de experiências, contou com relatos e reflexões acadêmicas referentes a inserção direta no campo profissional, através de observações e atuação, sob supervisão docente, no andamento dos serviços em que a enfermagem encontra-se presente. Essa inserção inicial possibilitou, enquanto acadêmicos,  maior compreensão referente a atuação do enfermeiro no campo da atenção básica de saúde, bem como agregou para a formação crítica-reflexiva profissional.

 


Palavras-chave


estágio, enfermagem, atenção básica

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

ISSN 2317-6075