DITADURA, REPRESSÃO E RESISTÊNCIA: O CASO DE MARIA LAURA MOUZINHO LEITE LOPES (1919-2013)

Lucas Barroso Rego, Andréa Cristina de Barros Queiroz

Resumo


A ditadura civil-militar no Brasil, iniciada em 1964, teve um impacto significativo nas instituições públicas, especialmente nas Universidades. A repressão dentro destes espaços institucionais foi uma realidade desde o início do regime autoritário, incluindo perseguições, censuras, aposentadorias compulsórias, expulsões, prisões, torturas e o assassinato de professores universitários. Dentre os quarenta e seis docentes cassados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) durante o período de 1964 a 1985, uma delas foi Maria Laura Mouzinho Leite Lopes (1919-2013), destacada matemática brasileira. Utilizando uma abordagem qualitativa e micro-histórica, este estudo analisa a sua trajetória, explorando a sua jornada desde a infância até as consequências da ditadura em sua vida acadêmica e profissional. Maria Laura enfrentou desafios como a perseguição política e o exílio durante o regime autoritário e, apesar da adversidade, manteve o seu compromisso com a Educação, contribuindo significativamente para o campo da Didática da Matemática no exterior e no país. Seu legado representa não apenas uma história de sobrevivência e resistência, mas também um testemunho do poder da educação e da ciência em resistir a tempos de cerceamento político-social, inspirando futuras gerações a defenderem os valores da autonomia acadêmica e do pensamento crítico.


Palavras-chave


ditadura; trajetória; biografia; educação.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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