AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: GESTÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Neide Pena Cária Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)
  • Sandra Maria Oliveira Universidade do Vale do Sapucaí

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v16i26.1477

Palavras-chave:

Avaliação educacional. Gestão. Ideb. Qualidade de educação.

Resumo

Este trabalho traz à discussão as avaliações em larga escala como forma de gestão da qualidade da educação, por meio do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Problematiza-se a utilização dos resultados dessas avaliações como indicador unilateral da qualidade de educação. Discute as variáveis que não são consideradas no cálculo do Ideb ao avaliar as escolas brasileiras e como o mesmo impacta a realidade das escolas; analisa desdobramentos de sua divulgação no âmbito da escola, seus efeitos colaterais na organização e gestão do trabalho docente e seus impactos nas políticas educacionais públicas, denunciando inclusive a terceirização da educação básica às empresas educacionais da iniciativa privada. Trata-se de um estudo analítico que se ampara em aportes legais e teóricos que constituem o Ideb, publicados nos sites oficiais do Governo, como o Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP) e o Ministério da Educação e Cultura (MEC), entre outros, assim como em estudos já publicados sobre o tema. Não se corrobora neste texto da ideia de uma gestão da qualidade de educação atrelada apenas ao desempenho escolar e ao fluxo de alunos, num contexto em que desconsidera-se as condições da escola, incentiva-se a competição e delega-se responsabilização.

Biografia do Autor

Neide Pena Cária, Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)

Doutora em Educação, com área de concentração em Currículo, pela Pontífícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 2012). Atua na Proreitoria de Graduação da Univás. É Docente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu/Mestrado em Educação na Univás/MG. É coordenadora e professora do curso de pós-graduação Lato Sensu em gestão educacional na Univás/MG.

Sandra Maria Oliveira, Universidade do Vale do Sapucaí

Doutora e Mestre em Psicologia, Psicóloga, Pedaoga, Professora do Mestrado em Educação da Univás. Coordenadora do Curso de Pedagogia da Univás

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Publicado

2015-05-21

Como Citar

Cária, N. P., & Oliveira, S. M. (2015). AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: GESTÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. Revista De Ciências Humanas, 16(26), 22–40. https://doi.org/10.31512/rch.v16i26.1477