PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE TREVO NO KM 35 DA BR-386 COMO ACESSO SECUNDÁRIO AO MUNICÍPIO DE FREDERICO WESTPHALEN

Tainan Weber Scolari, Dioice Schovanz, Roberta Centofante

Resumo


Atualmente tem-se um crescente desenvolvimento na região de Frederico Westphalen–RS, tornando-se necessárias melhorias na infraestrutura viária local e regional, que apresenta desgaste e incapacidade operacional devido à alta demanda observada. Com o incentivo governamental ao acesso no ensino superior, verifica-se um aumento acentuado de alunos nos últimos anos, que se deslocam diariamente das suas cidades até Frederico Westphalen–RS, na qual estão localizadas muitas instituições de ensino superior com renome em qualidade de ensino e aprendizagem. Percebe-se também, que o desenvolvimento agropecuário tem aumentado o fluxo de caminhões, principalmente durante o período da colheita de grãos oriundos da cultura regional, onde boa parte da produção é transportada pela BR-386. Essa crescente demanda econômica em ambas as partes citadas tem gerado maior fluxo de veículos por essa rodovia, que se deslocam até os entornos de Frederico Westphalen, mas principalmente, no quesito referente ao transporte de alunos. O km 35 da BR-386 é um local de acesso secundário ao município de Frederico Westphalen–RS, o qual é inadequado para o grande fluxo de veículos que neste ponto adentra ao município, o que tem gerado inúmeros acidentes veiculados pela imprensa da região, salientando-se um remanejo e/ou reprojeto deste acesso.


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