PROPOSTA DE UM AMBIENTE GAMIFICADO PARA O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO
Resumo
A grande dificuldade encontrada por alunos nos cursos de Ciência da Computação e afins no correto
entendimento dos conteúdos propostos em sala de aula, dos mais diferentes temas, é um dos problemas encontrados por
professores da área. Conforme estudo realizado, concluiu-se que o ensino de programação é uma das maiores dificuldades
enfrentadas durante a graduação dos estudantes. Tendo como base estas afirmações, a seguinte pesquisa propõe uma
metodologia de ensino e aprendizagem, utilizando de Gamificação. Busca-se o uso de técnicas da Gamificação para o
auxílio da aprendizagem de programação em linguagem C. Este artigo apresenta a proposta de implementação de uma
aplicação que faça uso das técnicas para que os estudantes possam utilizar no auxílio do seu aprendizado.
entendimento dos conteúdos propostos em sala de aula, dos mais diferentes temas, é um dos problemas encontrados por
professores da área. Conforme estudo realizado, concluiu-se que o ensino de programação é uma das maiores dificuldades
enfrentadas durante a graduação dos estudantes. Tendo como base estas afirmações, a seguinte pesquisa propõe uma
metodologia de ensino e aprendizagem, utilizando de Gamificação. Busca-se o uso de técnicas da Gamificação para o
auxílio da aprendizagem de programação em linguagem C. Este artigo apresenta a proposta de implementação de uma
aplicação que faça uso das técnicas para que os estudantes possam utilizar no auxílio do seu aprendizado.