LIBRAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Maria Eloísa Borges de Andrade Faculdade Anísio Teixeira (FAT)
  • Pedro Thiago Andrade de Simões Faculdade Anísio Teixeira (FAT)
  • Hellé Nice Domingues Terrível Faculdade Anísio Teixeira (FAT)

Palavras-chave:

Inclusão educacional, Língua de sinais, Surdos.

Resumo

A educação inclusiva é uma realidade cada vez mais presente e desafiadora para o sistema de ensino brasileiro no que diz respeito a criação de condições apropriadas para a formação cidadã e a inserção social de sujeitos historicamente separados do convívio social, como os surdos. O objetivo deste estudo foi revisar a produção científica nacional sobre a função da Língua Brasileira de Sinais no sistema de educação inclusiva dos surdos, com corte cronológico entre 2006 a 2021. Pesquisa bibliográfica realizada através da apuração de artigos disponíveis na BVS e SciELO, os quais foram analisados através da análise de Bardin. Foram selecionados um total de 14 artigos e os resultados sugerem que a educação inclusiva vem ocasionando a inserção do bilinguismo no sistema de ensino e o reconhecimento coletivo da Língua Brasileira de Sinais é um fator fundamental para o arranjo de condições facilitadoras da integralidade do desenvolvimento do aluno surdo.

Biografia do Autor

Maria Eloísa Borges de Andrade, Faculdade Anísio Teixeira (FAT)

Maria Eloísa Borges de Andrade, CPF nº 319.602.385-53

 

Acadêmica do 10 º semestre do curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade Anísio Teixeira (FAT) de Feira de Santana, Bahia. 

Pedro Thiago Andrade de Simões, Faculdade Anísio Teixeira (FAT)

Acadêmico do 10 º semestre do curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade Anísio Teixeira (FAT) de Feira de Santana, Bahia.

Hellé Nice Domingues Terrível, Faculdade Anísio Teixeira (FAT)

Mestra em ciências (USP), Licenciada plena em educação física (USP), Especialista em psicomotricidade (UCM/RJ). Atua como docente dos cursos de Educação física, Biomedicina, Psicologia e Fisioterapia da instituição de ensino superior Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana, Bahia. 

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Publicado

2022-01-15

Como Citar

Borges de Andrade, M. E., Andrade de Simões, P. T., & Domingues Terrível, H. N. (2022). LIBRAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Psicologia Em Foco, 14(20), 173–186. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/psicologiaemfoco/article/view/3963

Edição

Seção

Artigos