LIBRAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Palavras-chave:
Inclusão educacional, Língua de sinais, Surdos.Resumo
A educação inclusiva é uma realidade cada vez mais presente e desafiadora para o sistema de ensino brasileiro no que diz respeito a criação de condições apropriadas para a formação cidadã e a inserção social de sujeitos historicamente separados do convívio social, como os surdos. O objetivo deste estudo foi revisar a produção científica nacional sobre a função da Língua Brasileira de Sinais no sistema de educação inclusiva dos surdos, com corte cronológico entre 2006 a 2021. Pesquisa bibliográfica realizada através da apuração de artigos disponíveis na BVS e SciELO, os quais foram analisados através da análise de Bardin. Foram selecionados um total de 14 artigos e os resultados sugerem que a educação inclusiva vem ocasionando a inserção do bilinguismo no sistema de ensino e o reconhecimento coletivo da Língua Brasileira de Sinais é um fator fundamental para o arranjo de condições facilitadoras da integralidade do desenvolvimento do aluno surdo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.