A influência dos avós no desenvolvimento Infantil: Uma revisão sistemática da literatura.

Autores

  • Letícia Redondaro
  • Vitória Oliveira de Freitas
  • Gabrielly Santana
  • David Aguiar de Oliveira Universidade Metodista de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-1806-1317
  • Rosa Maria Frugoli da Silva

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil. Avós. Primeira infância. Psicanálise.

Resumo

O objetivo do trabalho é comparar o desenvolvimento de crianças que são criadas pelos genitores ou apenas um deles, com o de crianças que possuem a participação ativa dos avós neste período, com base na teoria psicanalítica. Foram realizados estudos com crianças na primeira infância, que moram com os pais ou apenas um deles, com e sem a presença dos avós e relacionando com o desenvolvimento infantil. Através dos estudos pode-se notar que as experiências diferentes de vida dos avós influenciam nos diversos campos do desenvolvimento na hora de educar os netos, tanto positiva, quanto negativamente, tendo em vista que por um lado os avós contribuem para o desenvolvimento de um maior respeito entre as gerações e por outro, pode haver uma confusão e inversão dos papéis dos avós com os pais da criança.

Biografia do Autor

David Aguiar de Oliveira, Universidade Metodista de São Paulo

Psicólogo, Professor, Especialista em Docência no Ensino Superior, Mestre em Saúde Coletiva, Doutorando em Psicologia na Saúde na Universidade Metodista de São Paulo.

Downloads

Publicado

2022-01-15

Como Citar

Redondaro, L., de Freitas, V. O., Santana, G., de Oliveira, D. A., & da Silva, R. M. F. (2022). A influência dos avós no desenvolvimento Infantil: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Psicologia Em Foco, 14(20), 201–2020. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/psicologiaemfoco/article/view/3847