Avaliação de intervenções de carreira com universitários: Revisão integrativa de literatura

Brenda dos Santos, Bruna Rodrigues, Gabriela Keller de Moura, Rosana Marques da Silva Rampazzo

Resumo


Tem crescido a procura pela orientação de carreira no contexto universitário e expandido o número de serviços em carreira ofertados por instituições de ensino superior. O estudo objetivou analisar os procedimentos de avaliação de intervenções de carreira com universitários, em publicações nacionais e internacionais, dos últimos 10 anos (2010 a 2020), por meio de revisão integrativa. A amostra consistiu por 13 publicações científicas, sendo 10 internacionais e três nacionais. Caracterizou-se como estudo de abordagem qualitativa e delineamento exploratório. Os dados indicaram que a maioria das avaliações de intervenção de carreira envolve resultados; predominância de métodos quantitativos com pré e pós teste e uso de escalas, subescalas, questionários e inventários. Já as publicações de cunho qualitativo envolveram estudos de caso, cujas avaliações aconteceram por meio de depoimentos e relatos escritos pelos clientes, além de questionários e reflexões.


Palavras-chave


Planejamento de carreira. Universitários. Avaliação. Orientação profissional.

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