(DES) CONSTRUÇÃO DE GÊNERO NO CENÁRIO SERTANEJO UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Thaís Gabriela Blau
  • Eliane Cadoná URI-FW

Resumo

A música é um dos artefatos culturais mais presentes no cotidiano da população e o tipo de conteúdo veiculado nela, muitas vezes, reflete e influencia nos fenômenos sociais e nos processos de subjetivação. Este artigo tem por objetivo evidenciar a representação e a (des)construção da mulher e do homem nas músicas sertanejas universitárias, analisando criticamente os sentidos de gênero no cenário em questão, atentando às noções de sujeito ali expressas. O artigo foi construído através de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e documental. Foram selecionadas dez músicas do estilo sertanejo universitário mais tocadas no período de março de 2019 do site da Som Livre (somlivre.com). A análise dos dados se deu por intermédio da Análise de Discurso e resultou em dois eixos temáticos: Decepção amorosa, alcoolismo, público e privado e sexualidade, relação sexual e posse. Através deste estudo, evidenciamos a dominação masculina sob as mulheres e o culto ao uso de álcool após o término dos relacionamentos amorosos.

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

Blau, T. G., & Cadoná, E. (2019). (DES) CONSTRUÇÃO DE GÊNERO NO CENÁRIO SERTANEJO UNIVERSITÁRIO. Revista Psicologia Em Foco, 11(16), 68–88. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/psicologiaemfoco/article/view/3543