A MEDIAÇÃO CULTURAL E O TRABALHO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

Autores

  • Ana Cristina Fernandes Martins URI-FW
  • Luísa Euzébio Guedes de Freitas

Palavras-chave:

Acolhimento Institucional. Mediação Cultural. Narrativa.

Resumo

O artigo reflete sobre a atuação do psicólogo no contexto de acolhimento institucional, defendendo a mediação cultural como instrumento que possibilita a participação da criança e do adolescente na prática socioeducativa. A mediação cultural permite a expressão da narrativa, na medida em que trabalha a subjetividade. A partir de um estudo de caso, foi feita também a reflexão da prática de uma instituição de acolhimento institucional, através da observação participante, de entrevistas com três professoras do corpo docente da instituição e um grupo focal com cinco meninas em acolhimento institucional. Foi estudada a relação da instituição com a utilização de mediadores culturais.

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Martins, A. C. F., & de Freitas, L. E. G. (2018). A MEDIAÇÃO CULTURAL E O TRABALHO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NO ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL. Revista Psicologia Em Foco, 10(15), 32–48. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/psicologiaemfoco/article/view/3227