APRESENTAÇÃO

Eliane Cadoná, Cláudia Reis Flores, Edinara Michelon Bisognin, Loren Aita Riss

Resumo


Chegamos ao final de mais uma edição da Revista Psicologia em Foco. Neste momento, apresentamos uma série de artigos que problematizam o campo das relações humanas. As propostas destes estudos estão atreladas aos objetivos da nossa revista, que compreendem que o conhecimento acadêmico precisa estar a serviço da comunidade, propondo discussões que possam repercutir na promoção de saúde das pessoas que se beneficiam dos serviços ofertados pela ciência psicológica.

O primeiro artigo, de Lucas Carvalho Peto, discute o conceito de perversão em meio à scientia sexualis do século XIX e da psychothia sexualis de Krafft-Ebing. Em seu trabalho, o autor também contextualiza a configuração político-econômica da Europa nos séculos XVIII e XIX e, na sequência, coloca em análise as bases epistemológicas que embasam o discurso biomédico do século XIX.

O segundo artigo, das autoras Suliana da Silva e Marucia Patta Bardagi, discute sobre intervenções de carreira no Ensino Superior da grande Florianópolis. Trata-se de um levantamento sobre os serviços de carreira prestados nessas instituições, por meio da análise de sites e do contato com os responsáveis por elas. Neste estudo, as autoras ressaltam a importância da ampliação de tais serviços e criação de registros e avaliação de atividades.

O próximo artigo, dos autores Valéria Paludo Bressan e Luiz Ronaldo Freitas de Oliveira, apresenta um estudo das consequências da alienação parental, por intermédio da análise do documentário “A morte inventada”. Com um delineamento documental, a referida pesquisa evidencia a importância dos/as profissionais que atuam em meio a essa temática estarem familiarizados com ela, bem como a necessidade de se pensar no cuidado com a infância em meio a esse cenário.

O quarto artigo desta edição, da autora Sâmid Danielle Costa de Oliveira Alves, apresenta uma revisão integrativa que discorre sobre as competências para a atuação clínica do psicoterapeuta cognitivo-comportamental. A autora aponta, em meio a essas competências evidenciadas no estudo, a importância de seu desenvolvimento para o benefício do/a usuário/a deste serviço.

O último artigo dessa edição foi escrito pelos autores Priscila Sardi Cerutti eTomas Camargo Duarte. Trata-se de uma discussão sobre o Transtorno de Personalidade Borderline, com foco no tratamento cognitivo comportamental através da Terapia Comportamental Dialética (TCD). Em meio a esta revisão integrativa, os autores apontam a necessidade da pessoa diagnosticada receber tratamento profissional adequado, atitude esta aliada à educação da família em prol da qualidade de vida do/a paciente, trabalho este que deve ser interdisciplinar e envolver todos/as os membros no processo.

Esperamos que as produções aqui apresentadas possam inspirar práticas humanizadas e alinhadas aos princípios preconizados pelo código de ética profissional do/a psicólogo/a. A todas e a todos, uma ótima leitura.

 

Cláudia Reis Flores

Edinara Michelon Bisognin

Eliane Cadoná

Loren Aita Riss

Editoras


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.