APRESENTAÇÃO
Resumo
Finalizamos mais uma edição da Revista Psicologia em Foco e dessa forma compartilhamos cinco artigos no intuito de contribuir com o conhecimento científico frente à ciência psicológica. Primamos pelo cuidado nas avaliações dos artigos e no alinhamento dos mesmos na construção dessa edição. Nas páginas que seguem, o leitor encontrará temáticas pertinentes a diferentes contextos, os quais compõem o olhar psi no âmbito social, familiar, escolar e clínico.
A abertura dessa edição é composta por um artigo intitulado: Análise de traços e conteúdos estereotípicos de uma amostra de crianças negras, com autoria de Saulo Santos Menezes de Almeida. Trata-se da leitura sobre os estereótipos existentes nos grupos sociais e sobre o preconceito advindos deles, a partir do relato de crianças negras. A pesquisa deu-se em escolas públicas, onde as crianças foram convidadas a se classificarem quanto a vários aspectos, como a cor de sua própria pele, e a expor seus pensamentos acerca da associação de traços e conteúdos estereotípicos relativos a outros fatores.
O segundo artigo abrange a questão da identificação, avaliação e tratamento frente às dificuldades de aprendizagem. As autoras Thanise Pereira Sprada e Francine Cristine Garghetti desenvolvem o texto, apresentando a importância de um diagnóstico condizente com a realidade experienciada pela criança, uma vez que é notável a necessidade de esclarecimentos frente à temática. Fundamentam, ainda, da necessidade de esclarecimento e discussão com pais, professores e profissionais envolvidos, acerca das dificuldades de aprendizagem, para que possam ser identificadas, avaliadas e tratadas adequadamente.
Os artigos de número três e quatro compreendem a dinâmica familiar. Nesse sentido, o artigo escrito por Valéria Lucietto e Sabrina Koch, com o título de: Doença de Alzheimer e suas implicações no cotidiano familiar elucida uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de trazer dados referentes às dificuldades e limitações que podem ser vivenciadas pela família, ao ter em seu convívio um familiar com diagnóstico de Doença de Alzheimer. Na mesma linha de pensamento, Isabel Lermen Rheinheimer e Sabrina Koch abarcam o papel familiar diante do cuidado com a pessoa portadora de Transtorno Mental. Retratam através do artigo o papel da família que se torna responsável pelo cuidado desse indivíduo, mencionando que a família pode não se sentir segura tecnicamente, porém, oferece apoio e proteção ao familiar, contando com uma rede de apoio.
Findamos essa edição com o quinto artigo: Justiça terapêutica como uma medida alternativa de tratamento direcionada ao agressor na violência doméstica, com autoria de Marta Helena de Oliveira Bertoletti e Daniel Pulcherio Fensterseifer. Os referidos autores versam o texto a partir da temática da Terapia como objeto da Justiça, destacando a utilização da intervenção terapêutica para indivíduos acusados de praticar infrações de menor potencial ofensivo. Considerando o fato de ser um programa alternativo ao processo judicial para tratamento do agressor, discorre sobre aspectos relevantes sobre a legislação atual e as alternativas para a reeducação e ressocialização do indivíduo que se enquadra neste perfil.
Ao fecharmos essa edição da Revista Psicologia em Foco, agradecemos a confiança em nosso trabalho aos autores dos artigos que compõem esse material. Somos gratas também à equipe de avaliadores que nos auxiliaram para que fosse possível apresentar nessa edição, artigos avaliados com o crivo de profissionais qualificados para esse fim.
Desejamos, por fim, uma ótima leitura a todos e a todas e que o material aqui apresentado venha a contribuir com a construção do saber no meio acadêmico e científico, no que tange à Psicologia. Esperamos que o acesso a essa edição possibilite boas reflexões acerca das temáticas aqui apresentadas e que outras discussões possam ser disseminadas, a partir de um olhar crítico e ético frente às questões evidenciadas.
Cláudia Reis Flores
Edinara Michelon Bisognin
Eliane Cadoná
Loren Aita Riss
Editoras
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.