A DIFÍCIL ARTE DE CRESCER: REFLEXÕES ACERCA DE UM CASO CLÍNICO

Autores

  • Denise Bernardi Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Eluisa Bordin Schmidt URI Campus de Erechim

Palavras-chave:

Adolescência. Crise. Identidade. Psicoterapia.

Resumo

O objetivo deste estudo foi refletir sobre os fatores que envolvem a vivência da adolescência, assim, como os anseios que esta fase pode suscitar ao sujeito e sua família. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo a partir de um caso clínico de acompanhamento psicoterápico com uma adolescente de 13 anos de idade. Os atendimentos aconteceram em uma clínica-escola de psicologia durante o período de dez meses. Ao longo do processo terapêutico observou-se que os conflitos apresentados pela paciente estavam relacionados à transição da infância para a entrada na adolescência. Pôde-se evidenciar que esta fase do ciclo vital envolve sentimentos diversos na qual se mostra muito importante o apoio familiar. Concluiu-se que os sintomas apresentados sugeriam ser transitórios e inerentes à fase evolutiva da adolescência. Acredita-se, porém, que o espaço terapêutico e a escuta qualificada foram importantes para a evolução da paciente e contribuíram de forma positiva para sua melhora.

Biografia do Autor

Denise Bernardi, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Psicóloga; Especialista em Psicologia Clínica pela PUC-PR e Psicoterapia de Família e Casal pela PUC-Rio; Mestranda em Psicologia Clínica pela PUC-Rio.

Eluisa Bordin Schmidt, URI Campus de Erechim

Psicóloga; Docente do curso de Psicologia da URI Campus de Erechim, RS; Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-12-15

Como Citar

Bernardi, D., & Schmidt, E. B. (2017). A DIFÍCIL ARTE DE CRESCER: REFLEXÕES ACERCA DE UM CASO CLÍNICO. Revista Psicologia Em Foco, 9(13), 42–54. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/psicologiaemfoco/article/view/2276