“Cuidar é simplesmente olhar pra um mundo que você não vê” : relatos sobre a humanização em uma Residência Multiprofissional.

Autores

  • Karen Cristiane Pereira de Morais Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Andressa Botton UFSM
  • Isolina Maria Alberto Fruet

Palavras-chave:

Humanização, saude, residencia multiprofissioinal

Resumo

Esta é uma pesquisa que aborda o trabalho humanizado do(a) enfermeiro(a) residente multiprofissional em saúde, com o objetivo de conhecer o processo de formação do(a) enfermeiro(a) na Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde e de que forma é aplicado seu conhecimento sobre humanização em suas práticas cotidianas. Foi realizada uma pesquisa de campo, com a utilização de uma entrevista semiestruturada com residentes da Residência Multiprofissional e os dados qualitativamente analisados através da Análise de Conteúdo, originando quatro categorias temáticas. Como resultados, encontrou-se que em relação à humanização da saúde, as participantes fazem certa confusão entre esse conceito e os princípios éticos da enfermagem, porém, na prática, exercem-na conforme alguns princípios que a política de humanização precede. Além disso, percebeu-se grande exaltação, sendo  vista pelas participantes como um dispositivo de humanização, já que devido à rotina intensa das unidades dificilmente a equipe consegue realizá-la.

Biografia do Autor

Karen Cristiane Pereira de Morais, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Downloads

Publicado

2015-12-17

Como Citar

Pereira de Morais, K. C., Botton, A., & Alberto Fruet, I. M. (2015). “Cuidar é simplesmente olhar pra um mundo que você não vê” : relatos sobre a humanização em uma Residência Multiprofissional. Revista Psicologia Em Foco, 7(10), 54–68. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/psicologiaemfoco/article/view/1790