IDENTIDADE E SABERES NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

ENTRE EXPERIÊNCIAS, PRÁTICAS E A CONSTRUÇÃO DO SER PROFESSOR/A

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/30862531.2025.09.101-117

Palabras clave:

Identidade docente, Saberes docentes, Educação Infantil, Prática pedagógica

Resumen

Este artigo propõe uma análise sobre os processos que constituem a identidade docente e os saberes profissionais essenciais à prática pedagógica na Educação Infantil. Com base em autores como Tardif, Pimenta, Zeichner, Grutzmann, Dubar e Barbosa, discute-se a articulação entre os conhecimentos adquiridos na formação e na experiência cotidiana e como esses elementos se entrelaçam na constituição da profissionalidade do educador infantil. Considerando a especificidade da infância como etapa de intensas descobertas e desenvolvimento, o texto destaca a necessidade de uma atuação docente sensível, ética e reflexiva, pautada na mediação afetiva e no compromisso com o cuidado e a aprendizagem. A reflexão se ancora na premissa de que a identidade profissional não é um dado fixo, mas sim um processo contínuo, construído nas interações e práticas sociais, exigindo do professor uma postura autônoma, crítica e comprometida com as infâncias.

Biografía del autor/a

  • Larissa Dalpasquale, URI/FW

    Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em Educação Infantil e em Gestão Escolar e Mestranda em Educação, na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões - Câmpus de Frederico Westphalen, linha de pesquisa Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas. Atualmente é Professora, Coordenadora Pedagógica e Vice-diretora da Escola de Educação Básica da URI/FW.

  • Jordana Wruck Timm, URI/FW

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS (bolsa CAPES, 2018), com período "Sanduíche" na Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad de Granada/UGR-Espanha (bolsa PDSE/CAPES, 2017). Mestra em Educação pela Universidade de Caxias do Sul/UCS (bolsa CAPES, 2013). Especialista em Psicopedagogia clínica e institucional (2011). Licenciada em Pedagogia (2010) e formada no curso Normal (antigo Magistério). Realizou Estágio Pós-Doutoral pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES), no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-câmpus de Frederico Westphalen) e, atualmente, é vice-coordenadora, professora e orientadora nesse mesmo Programa. Faz parte da linha de pesquisa "Formação de professores, saberes e práticas educativas", da qual é coordenadora. Membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa. Editora chefe da Revista Literatura em Debate e Editora adjunta na Revista de Ciências Humanas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em questões relacionadas ao trabalho e à saúde docente, atuando principalmente nos seguintes temas: bem e mal-estar docente, processo saúde-adoecimento na docência, ciclo de vida profissional no trabalho docente, narrativas e histórias de vida de professores, identidade docente, formação inicial e continuada de professores e saberes docentes e práticas educativas e temas relacionados à educação infantil. ORCID: 0000-0002-4445-1909E-mail: jordanawruck@hotmail.com - jordana@uri.edu.br 

Referencias

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Currículo na educação infantil: entre o ponto de partida e o ponto de chegada. In: MACHADO, Maria Lúcia de A. (Org.). Encontros e desencontros em educação infantil. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2000. p. 89-103.

BEZERRA, Maria Auxiliadora da Silva. Saberes docentes e a construção da identidade profissional: aproximações e distanciamentos. Natal: EDUFRN, 2017.

BRUNER, Jerome. A cultura da educação. Porto Alegre: Artmed, 1997.

DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

GRUTZMANN, Ana Maria. A construção da identidade profissional do educador infantil: saberes, formação e prática. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

KRAMER, Sonia. Educação infantil: muitas linguagens e um só compromisso com as crianças. 5. ed. São Paulo: Ática, 2008.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de et al. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2019.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 1999.

ZEICHNER, Kenneth M. Formação de professores e modernidade: as tendências atuais da reforma nos cursos de formação de professores nos Estados Unidos. In: GATTI, Bernadete A. (Org.). A formação de professores: tendências atuais. São Paulo: Cortez, 1993. p. 113-141.

Publicado

2026-02-18

Cómo citar

Dalpasquale, L., & Wruck Timm, J. (2026). IDENTIDADE E SABERES NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE EXPERIÊNCIAS, PRÁTICAS E A CONSTRUÇÃO DO SER PROFESSOR/A. Revista Educação, Direito E Sociedade, 9, 101-117. https://doi.org/10.31512/30862531.2025.09.101-117