Sob as Tramas do Tempo e da Paixão: Retratos de Carolina de Lygia Bojunga
Resumo
No contexto da literatura infantil e juvenil brasileira, Lygia Bojunga apresenta uma produção ficcional que tem angariado louvores da crítica nacional e internacional, destacando-se pela abordagem de temas sociais, reveladores da vida contemporânea. Entre as personagens representadas há muitas crianças e jovens que vivem situações de abandono, marginalidade, carência de afetos, presenciando cenas de violência,abuso sexual, estupro e suicídio. É o que ocorre em Retratos de Carolina, obra publicada em 2002, que recebeu o selo “Altamente recomendável para o jovem” pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Considerando que as emoções e os laços de afetividade constituem-se em elementos significativos no processo de construção da identidade, este trabalho procura mostrar como se processa a construção da identidade da personagem Carolina, acompanhando o seu itinerário, registrado em retratos dos seis aos vinte e nove anos.
Publicado
2012-04-11
Como Citar
Silva, R. M. G. (2012). Sob as Tramas do Tempo e da Paixão: Retratos de Carolina de Lygia Bojunga. Revista Língua&Literatura, 10(14), p. 161–180. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/81
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.