A Nova Leitura Literária Infantil e Juvenil no Contexto dos Centros Culturais Multimidiais
Resumo
Este artigo propõe, em uma primeira parte, esboçar as origens da literatura infantil e juvenil que, em seus primórdios, tinha função formadora, ao apresentar modelos de comportamento com a finalidade de reforçar valores sociais vigentes. Após, ressalta-se a importância do redimensionamento da atuação das bibliotecas, de forma que propiciem a consolidação de centros culturais multimidiais, para que bibliotecários,professores e educadores, conscientes de suas funções, priorizem a leitura de textos de qualidade, capazes de desenvolver a capacidade crítica de crianças e jovens. A fim de que sejam apresentados os escritores responsáveis pela atual produção literária nacional infantil e juvenil, o terceiro tópico do artigo aborda quem são esses novos talentos e algumas de suas mais recentes obras, que oferecem uma nova concepção
de texto escrito. Afinal, em vez da constante lembrança de escritores consagrados pelo cânone, por que não legitimar novas obras de autores emergentes e reconhecidos pela crítica?
Publicado
2012-04-11
Como Citar
Luft, G., & Rösing, T. M. K. (2012). A Nova Leitura Literária Infantil e Juvenil no Contexto dos Centros Culturais Multimidiais. Revista Língua&Literatura, 10(14), p. 67–84. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/75
Edição
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Artigos
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