O sentido do conhecimento no tempo presente, as possibilidades de diálogo entre História-Literatura e a questão da prova
Resumo
Neste texto objetivamos discutir um conjunto de elementos e possibilidades de aproximação produtiva entre história e literatura.
Primeiro pretende-se apresentar o sentido do conhecimento na conjuntura do tempo presente, enfocando as questões da memória e da verbalidade. Em seguida, apresentamos as dificuldades que circunstanciam a relação entre história e literatura e, finalmente, rumamos para a compreensão daqueles elementos que poderiam
ampliar o leque de possibilidades desta relação em termos de um exercício produtivo sobre a ‘invenção controlada’ do passado.
Primeiro pretende-se apresentar o sentido do conhecimento na conjuntura do tempo presente, enfocando as questões da memória e da verbalidade. Em seguida, apresentamos as dificuldades que circunstanciam a relação entre história e literatura e, finalmente, rumamos para a compreensão daqueles elementos que poderiam
ampliar o leque de possibilidades desta relação em termos de um exercício produtivo sobre a ‘invenção controlada’ do passado.
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Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada. ISSN 1984-381X
