Dicionários para o ensino de língua materna: princípios e critérios de escolha

Maria da Graça Krieger

Resumo


Em razão do conjunto de informações que oferece, o dicionário é um instrumento didático privilegiado para o ensino da língua materna. Apesar de seu potencial didático, o dicionário é usado de modo limitado no ensino da língua materna. Em geral, o professor não está aparelhado para explorar a riqueza de informações lingüísticas constantes do dicionário e tampouco recebe orientações para escolher o dicionário mais apropriado a seu projeto pedagógico, já que os dicionários não são todos iguais e não devem ser escolhidos indistintamente. Diante disto, este artigo objetiva apresentar alguns
princípios e critérios orientadores de escolhas de dicionários por parte do professor, visando a facilitar e qualificar o trabalho com dicionários em sala de aula.

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Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada. ISSN 1984-381X

 

 

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