ARTE E HISTÓRIA, RACISMO E MACHISMO: REFLEXÕES A PARTIR DAS PINTURAS FILHO BASTARDO E FILHO BASTARDO II – CENA DE INTERIOR DE ADRIANA VAREJÃO

Autores

  • Lucas Melo Borges de Souza Faculdade Pio XII

DOI:

https://doi.org/10.31512/1984-381X.2022.24.43.99-112

Palavras-chave:

Arte. História. Racismo. Machismo. Adriana Varejão.

Resumo

A passagem do século XX para o século XXI parece consolidar ainda mais um cenário de marginalização dos materiais culturais críticos em face de um domínio das formas industriais de entretenimento vazio e massificado. Tendo em vista o fato de tal entretenimento não promover embates com os problemas históricos das sociedades, é preciso repensar maneiras de provocar fissuras no estado atual de coisas com a finalidade tanto de marcar a resistência de materiais culturais reflexivos quanto de lutar por terrenos nos espaços públicos. Por mais que essa finalidade não possa ser alcançada por um artigo científico, a escrita pode auxiliar na difusão e na sustentação de debates sobre as potencialidades desses materiais para a compreensão do que fomos, do que somos e do que esperamos ser enquanto sociedade. Nesse sentido, a proposta do artigo foi optar pela pintura, mais especificamente, as obras Filho Bastardo e Filho Bastardo II – Cena de Interior de Adriana Varejão, para refletir sobre as pontes que a arte pode construir com problemas históricos do Brasil, como é o caso do racismo e do machismo, com o intuito de propiciar espaços de crítica social e autocrítica em prol de um outro modelo de cidadão, de sociedade e de presente.

Biografia do Autor

Lucas Melo Borges de Souza, Faculdade Pio XII

Doutor em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória. Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor da graduação em Direito da Faculdade Pio XII.

Downloads

Publicado

2023-02-15

Como Citar

Souza, L. M. B. de. (2023). ARTE E HISTÓRIA, RACISMO E MACHISMO: REFLEXÕES A PARTIR DAS PINTURAS FILHO BASTARDO E FILHO BASTARDO II – CENA DE INTERIOR DE ADRIANA VAREJÃO. Revista Língua&Literatura, 24(43), 99–112. https://doi.org/10.31512/1984-381X.2022.24.43.99-112