ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA: ALTERNATIVAS PARA QUALIFICAR CURSOS DE LICENCIATURA

Zoraia Aguiar Bittencourt, Suzana Schwartz

Resumo


Nas últimas décadas, houve um aumento significativo no ingresso de estudantes na Educação Superior. A democratização do acesso propiciou a alunos historicamente excluídos desses espaços oportunidade de formação acadêmica. Muitos dos estudantes, porém, constituem um perfil discente caracterizado por apresentar na Educação Básica uma precária formação em algumas áreas do conhecimento, incluindo aprendizagem e uso proficiente da leitura. Como consequência desse histórico, tais estudantes estão revelando dificuldades na leitura de textos de cunho científico. Considerando que uma das práticas de ensino mais comuns na Educação Superior está baseada na solicitação de leitura prévia de textos científicos para as aulas, especialmente em cursos de licenciatura, esse artigo objetiva apresentar o conceito de alfabetização acadêmica, articulado com o novo perfil dos alunos ingressantes nos cursos de licenciatura, encaminhando para a proposta de inserir o tema em um componente curricular nos primeiros semestres de cursos de licenciatura.

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Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada. ISSN 1984-381X

 

 

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