DO QUARTO DE DESPEJO À SALA DE ESTAR DA LITERATURA BRASILEIRA: ENSAIO SOBRE O DIÁRIO DE CAROLINA MARIA DE JESUS
Palavras-chave:
Cânone Literário Brasileiro. Mulher negra. Autoficção. Teoria Literária.Resumo
Este manuscrito atualiza estudos sobre Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina de Jesus, procurando analisar sua ausência entre os cânones literários. Ao efetivar uma avaliação da escrita e o olhar de mulher negra e pobre, do século passado, exploraramos os conceitos de autoficção, que define a escrita autobiográfica como uma ficcionalização espontânea, e o rompimento literário imposto ao contexto sócio-histórico. O objetivo foi demarcar a representatividade da escritora, a liberdade artística, possibilitada e valorizada pelo seu horizonte sócio-linguístico, e a autobiografia em forma de diário, ainda resistente no cenário da literatura brasileira. A Revisão Bibliográfica de caráter qualitativo proporcionou substancial contato com a temática e o acesso a outras fontes, incluindo os teóricos Candido (2006), Noronha (2014) e Ribeiro (2019), presentes no currículo de Teoria Literária do curso de Letras da Universidade de Pernambuco, campus Petrolina. Depois de 60 anos, o Quarto de Despejo continua atual: os problemas sociais, retratados de forma direta ou implícitos, ainda são reais na conjuntura social do país. Porém, o texto ainda é mais referenciado pela crítica social do que pela inovação linguístico-literária que expressamente apresenta nos relatos da primeira grande escritora negra brasileira. Acreditamos que a relevância da pesquisa está em apresentar essa literatura contestadora e libertária, que causou um abalo na estrutura editorial e artística da época.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.