A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA ÁREA DE LETRAS E IMPLICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NESSE PROCESSO
Resumo
O contexto educacional de hoje vem sendo modificado através das possibilidades que os recursos tecnológicos podem oferecer. O contato diário com a instantaneidade, mobilidade e a interatividade interfere lentamente o nosso modo de vida, e consequentemente essas modificações alcançam também o âmbito das práticas pedagógicas, principalmente porque são voltadas para os maiores usuários das redes móveis: os alunos. Diante disso, os profissionais docentes são desafiados a repensarem suas práticas, enriquecendo ainda mais o ensino-aprendizagem por meio da utilização de recursos audiovisuais, redes de informações, navegação entre telas interativas entre outras práticas. Mas os docentes de hoje estão preparados para essa realidade inovadora e desafiadora? Em vista disso, este artigo tem o objetivo de refletir as relações entre tecnologia e educação, tendo em vista a formação dos professores neste contexto de eclosão e difusão das tecnologias digitais. Para atender a esse objetivo, o trabalho, de natureza bibliográfica, analisa alguns documentos como: Resolução CNE/CES 18, de 13 de março de 2002 e a Resolução Nº2, de 1º de julho de 2015, bem como estudos bibliográficos que contemplam abordagens de José Moran, Pierre Levy e Renato Soffner para discutir a formação de professores da área de linguagens e as implicações das tecnologias digitais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.