O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ENSINO MÉDIO: AGÊNCIA E DESAFIOS NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA

Izabel da Silva, Eliege Cristina Pepler

Resumo


O presente artigo busca refletir sobre o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em práticas de letramento no ensino de língua espanhola no Ensino Médio. Os dados foram gerados a partir do processo de textualização, envolvendo a produção de diferentes gêneros textuais/discursivos/digitais de estudantes secundaristas de duas turmas da 3ª série de um curso técnico. A análise considerou os estudos do Letramento, em suas diferentes acepções, sua relação com a multimodalidade, e o conceito de gêneros textuais e discursivos. Os resultados mostraram que os estudantes, nesse contexto de ensino, usaram as TDICs com um grau variável de habilidades, demonstrando que são capazes de criar e interagir por meio de diferentes práticas de letramento no meio digital e presencial e de se posicionarem agentivamente nesse processo. Embora ainda seja necessário aprimorar o ensino-aprendizagem do letramento intercultural e da língua espanhola em gêneros escritos. 

 


Palavras-chave


Letramento; TDICs; Língua Espanhola.

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Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada. ISSN 1984-381X

 

 

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