A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS INDÍGENAS DE DOURADOS (MS/BRASIL): DISCURSO E IDENTIDADE

Vania Maria Lescano Guerra

Resumo


Este trabalho problematiza como a produção das identidades dos alunos indígenas de Mato Grosso do Sul se manifesta nos textos escritos de estudantes do 9º ano da Escola Municipal Francisco Meireles, situada no município de Dourados, junto à Reserva Indígena Francisco Horta Barbosa. Interessa-nos examinar o processo identitário instaurado em 2 textos produzidos por 2 aprendizes, em situações cotidianas de sala de aula, analisando as marcas linguísticas de exclusão e de preconceito presentes nessa escritura. Nesse discurso escolar manifesta-se um conjunto de questões que fomentam seu aparecimento-acontecimento: as condições dos povos das etnias, Guarani (Ñandeva), Terena, Kadiweu e Kaiowá, as relações de poder, os interesses contraditórios, a iminente destruição do espaço (u)tópico de nascimento desses povos e, por extensão, de suas identidades. Nosso intuito de estudar os discursos acerca da construção das identidades dos povos indígenas, com base na interpretação de regularidades dos enunciados que se manifestam na materialidade linguística, parte de recortes textuais significativos, analisados transdisciplinarmente (CORACINI, 2007), sob a ótica, especialmente, das teorias discursivas e culturalistas. Ainda hoje, no município de Dourados, apesar da proximidade entre a zona urbana e a Reserva Indígena, é visível como essa população é discriminada e como isso vem afetar sua vida e sua identidade.

Palavras-chave: cultura indígena; identidades; relações de poder; ensino.


Palavras-chave


cultura indígena; identidades; relações de poder; ensino.

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