APRENDIZAGEM ERGÓDICA: A BUSCA DO HIPERTEXTO RESPONSIVO NO ENSINO DE LÍNGUAS

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem ergódica. Agência distribuída. Hipertexto responsivo. Aprendizagem criativa.

Resumo

Resumo: Um dos desafios para o professor de línguas é conseguir adaptar seu ensino aos recursos disponíveis para a aprendizagem do aluno. O objetivo deste texto é demonstrar a evolução que caracteriza o aprimoramento desses recursos, incorporando ao código estático, impresso em papel, o código líquido, digitalmente responsivo ao gesto do usuário. Como metodologia de pesquisa, busca-se descrever a evolução que se inicia com o ensino expositivo, onde o aluno recebe o conhecimento de pessoas e livros, até chegar às aprendizagens criativas, onde o aluno, promovido a estudante, constrói seu próprio conhecimento. Finalmente, recorre-se ao termo “aprendizagem ergódica”, para mostrar a distribuição da agência entre pessoas e recursos; o que era apenas código estático no contexto analógico adquire a capacidade de agir e interagir no contexto digital. A conclusão é de que a aprendizagem ergódica implica uma mudança nas relações entre alunos, professores e os recursos de seu entorno.

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Publicado

2020-05-25

Como Citar

LEFFA, V. J., & Beviláqua, A. F. (2020). APRENDIZAGEM ERGÓDICA: A BUSCA DO HIPERTEXTO RESPONSIVO NO ENSINO DE LÍNGUAS. Revista Língua&Literatura, 21(38), 99–117. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/3398