IMAGENS PÓS-MODERNAS DE (DES)ESTRUTURAÇÃO IDENTITÁRIA EM O VENDEDOR DE PASSADOS

Benvinda Lavrador

Resumo


O artigo analisa as novas configurações da personagem no romance pós-moderno angolano tendo como corpus textual O Vendedor de Passados, de José Agualusa. Tendo em conta as características insólitas e desestruturantes evidenciadas pelas personagens principais, o estudo visa mostrar como estas buscam uma reestruturação interior permitindo novas leituras da modernidade. Assim, na moderna sociedade pós-guerra, o angolano procura um lugar ancorado em novas vivências e identidades. Nesta sociedade onde o parecer é mais importante que o ser e onde o passado e a marginalização social surgem como uma fatalidade, as personagens tentam recriar processos de reinvenção identitária. Confirmando os estudos de Hall sobre as identidades modernas fragmentadas, a reestruturação das novas identidades conduz as personagens a tornarem-se outros. Sendo a voz narrativa a de um animal que se irmana aos homens, o humano surge desvirtuado pela guerra e pela crueldade num mundo pós-moderno que parece estar às avessas.

Palavras-chave


Pós-modernidade; Angola; Romance; Personagem; Identidade.

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Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada. ISSN 1984-381X

 

 

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