Alianças intensivas em "O capitão Mendonça"

Rafael de Paula Taveira Rodriguez Meire

Resumo


Resumo: O presente artigo propõe investigações sobre as relações entre as noções de mediação e estilo, tomando como intercessor privilegiado, nos termos de Gilles Deleuze, o conto “O capitão Mendonça”, publicado em 1870 por Machado de Assis no Jornal das famílias. A escolha por se trabalhar com essa narrativa em particular se dá pelo fato de, aí, surpreenderem-se linhas de força e problemas que, singularmente corporificados na escrita machadiana, permitem contágios fecundos com certas vertentes do pensamento contemporâneo – ao mesmo tempo em que se apresenta como catalisadora dos debates hoje travados em torno da revisão filosófica e antropológica da partição natureza-cultura no ocidente. O trabalho de criação teórica aqui empreendido busca situar as noções supracitadas na contramão de definições clássicas, de modo a compreendê-las, mais amplamente, como embate de forças produzido nas relações entre corpos provenientes de domínios heterogêneos.

 

Palavras-chave: Machado de Assis. Mediação. Estilo. Natureza-cultura. Modernidade

 

 


Palavras-chave


Machado de Assis; Mediação; Estilo; Natureza-Cultura; Modernidade

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Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada. ISSN 1984-381X

 

 

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