ESCREVIVÊNCIA: PERSPECTIVA FEMININA E AFRODESCENDENTE NA POÉTICA DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Autores

  • Ella Ferreira Bispo Universidade Federal do Piauí
  • Sebastião Alves Teixeira Lopes Universidade Federal do Piauí

Resumo

Considerando a produção literária e ensaística da escritora Conceição Evaristo, sobremodo seu projeto estético e político definido como escrevivência (2005, 2007, 2009), a presente pesquisa pontua algumas considerações quanto à autorrepresentação de mulheres negras na literatura brasileira. Dessa forma, percebemos que a voz autoral de Conceição Evaristo, à medida que expressa marcas do seu pertencimento sociocultural, favorece a abertura de espaços onde vozes socialmente negligenciadas tornam-se audíveis.

Biografia do Autor

Ella Ferreira Bispo, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí, integrante do Projeto de Pesquisa Teseu, o labirinto e seu nome e do Grupo de Pesquisa CNPq Americanidades: lugar, diferença e violência. Ademais, participa do IFARADÁ (UFPI) – Núcleo de Pesquisa Sobre Africanidades e Afrodescendência.

Sebastião Alves Teixeira Lopes, Universidade Federal do Piauí

Professor Associado da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduado em Letras-Português (1990) e Letras-Inglês (1991), ambos pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Letras, Área de Concentração: Inglês e Literatura Correspondente (1996), pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Doutorado em Língua Inglesa e Literatura Inglesa e Norte-Americana (2002) pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado pela Universidade de Winnipeg (2007) e Universidade de Londres (2014).

Downloads

Publicado

2017-12-17

Como Citar

Bispo, E. F., & Lopes, S. A. T. (2017). ESCREVIVÊNCIA: PERSPECTIVA FEMININA E AFRODESCENDENTE NA POÉTICA DE CONCEIÇÃO EVARISTO. Revista Língua&Literatura, 35(20), 186–201. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/2598