O riso desconcertante em Il fu Mattia Pascal: lições de umorismo

ANDREA QUILIAN DE VARGAS, ROSANI KETZER UMBACH

Resumo


O escritor siciliano Luigi Pirandello foi um hábil administrador de sua obra. Por intermédio de personagens que migram de uma tipologia textual para outra, romances, poesias, contos, peças e ensaios críticos se conectam perfeitamente. Um dos exemplos dessa sincronia é a relação entre o romance Il fu Mattia Pascal e o ensaio L’Umorismo. O primeiro se configura como um experimento artístico que, nos primórdios do século XX, contrariou o objetivismo do Naturalismo; o segundo é o texto teórico que explica o umorismo (estética que norteou toda a produção de Pirandello), o qual consiste em uma atividade reflexiva que propõe uma desestabilização dos ideais de arte como um esquema logicamente ordenado. Neste trabalho, buscamos apontar características do protagonista de O falecido Mattia Pascal que o aproximam da ideia de arte umoristica de Pirandello.

 


Palavras-chave


Pirandello, Mattia Pascal, umorismo

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Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada. ISSN 1984-381X

 

 

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