O ethos demoníaco na música: relações entre linguagem, voz e corporalidade

Lucas Martins Gama Khalil

Resumo


O presente artigo objetiva analisar a construção discursiva de um ethos demoníaco no âmbito de alguns subgêneros do rock que recorrentemente abordam temas como inferno, morte e Diabo. Nossa hipótese principal é a de que a voz utilizada em tais canções, denominada “voz gutural”, constitui um dos vários elementos da semântica global (junto às letras, ao fundo musical, aos materiais gráficos, à compleição corporal dos enunciadores, à mise-en-scène dos espetáculos musicais etc), sendo fundamental na produção de sentidos e na delineação do ethos supracitado. Adotamos a perspectiva teórica da Análise do Discurso proposta por Dominique Maingueneau, especificamente a partir de reflexões sobre os conceitos de cenografia, semântica global, prática intersemiótica e ethos.


Palavras-chave


Discurso; Ethos

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Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada. ISSN 1984-381X

 

 

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