Contribuições da Crítica Pós-Colonial aos Estudos de Literatura Comparada
Resumo
O presente ensaio aponta contribuições da crítica póscolonial aos estudos de literatura comparada. Ressalta suas principais categorias como transnacionalidade, hibridação e diáspora, observando a importância das mesmas na constituição dos sujeitos e na investigação de narrativas elaboradas no atual estágio do modo de produção capitalista. O trabalho examina um grupo de narrativas de língua portuguesa do século XXI cujas peculiaridades endossam uma estética diaspórica e multicultural. Os livros selecionados são O evangelho segundo a serpente (2006), romance de estréia da escritora portuguesa Faíza Hayat; As mulheres do meu pai (2007) eMilagrário pessoal (2010), do angolano José Eduardo Agualusa; Réquiem para o navegante solitário (2007), do escritor timorense Luís Cardoso.
Publicado
2012-04-27
Como Citar
Fornos, J. L. G. (2012). Contribuições da Crítica Pós-Colonial aos Estudos de Literatura Comparada. Revista Língua&Literatura, 13(20), p. 13–36. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/150
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.