A TERRITORIALIDADE E A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA E DA IDENTIDADE AMERÍNDIAS

Autores

  • Maria Luiza de Paula Lopes Fernandes Vieira Universidade Federal de Pernambuco
  • Roland Gerhard Mike Walter UFPE

Palavras-chave:

Literatura ameríndia. Pós-colonial. Identidade cultural. Geografia.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo comparativo de caráter interdisciplinar e multiétnico que visa tecer traços identitários convergentes entre povos ameríndios, no âmbito da teoria pós-colonial. A fim de compreender o papel da geografia e da territorialidade na construção da memória e da identidade ameríndias, analisamos alguns relatos históricos e antropológicos e textos literários de autoria de Daniel Munduruku (Munduruku/Brasil), Linda Hogan (Chicasaw/Estados Unidos) e Jeannette Armstrong (Okanagan/Canadá). O trabalho divide-se em duas etapas: a primeira, que abarca os fundamentos teóricos e os ilustra através de narrativas históricas, e a segunda, que consiste na análise literária das obras selecionadas.

Biografia do Autor

Maria Luiza de Paula Lopes Fernandes Vieira, Universidade Federal de Pernambuco

Maria Luiza Vieira possui Licenciatura em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal de Pernambuco (2013) e está atualmente cursando um Mestrado em Teoria da Literatura, também na UFPE. Sua área de interesse majoritária é em estudos culturais/pós-coloniais, com um enfoque em literatura ameríndia. Atuou durante 6 anos como professora de inglês para adolescentes e adultos, nos níveis de iniciante a avançado e preparação para testes internacionais. Também atuou como avaliadora oral do Examination for the Certificate of Competence in English (ECCE), da Michigan University.

Roland Gerhard Mike Walter, UFPE

É Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Literatura Comparada pela Johannes Gutenberg Universität, Mainz, Alemanha (1992), realizou pesquisas de pós-doutorado na University of California, Santa Cruz (2000) com bolsa de estudos concedida pela CAPES e obteve em 2006 bolsa de estudos do Governo Canadense. Roland Walter é autor de três livros Magical Realism in Contemporary Chicano Fiction (Frankfurt: Vervuert, 1993), Narrative Identities: (Inter)Cultural In-Betweenness in the Americas (New York/Frankfurt/Bern: Peter Lang, 2003) e Afro-América: Diálogos Literários na Diáspora Negra das Américas (Recife: Bagaço, 2009 , organizou a coletânea de ensaios críticos "As Américas: Encruzilhadas Glocais (E-Book/CD-ROM, Recife, 2007) e o livro "Narrações da Violência Biótica" (Recife, 2010) e publicou numerosos artigos e capítulos de livro sobre diversos aspectos e temáticas da literatura e teoria (Estudos Culturais e Pós-Coloniais) interamericana no Brasil, na Argentina, em Cuba, no Canadá, nos Estados Unidos, na Alemanha e na Holanda. Além de ser parecerista e fazer parte do conselho editorial de várias revistas científicas nacionais, Roland Walter foi Editor Associado da revista MELUS (Multi-Ethnic Literature of the United States, University of Connecticut, USA) de 1997 até 2006 e é Pesquisador Associado do Groupe Interdisciplinaire de Recherche sur les Amériques (GIRA), Montréal. Foi convidado como Professor Visitante pela Eberhard-Karls Universität, Tübingen, Alemanha entre abril e setembro de 2004 e atualmente coordena o Núcleo de Estudos Canadenses da UFPE.

Downloads

Publicado

2014-09-05

Como Citar

Fernandes Vieira, M. L. de P. L., & Walter, R. G. M. (2014). A TERRITORIALIDADE E A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA E DA IDENTIDADE AMERÍNDIAS. Revista Língua&Literatura, 16(26), 59–74. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/1280