Alçamento das vogais médias átonas finais no português falado em Rincão Vermelho-RS
Resumo
Este artigo descreve e analisa o comportamento variável das vogais médias átonas /e/ e /o/ finais, a partir de dados de fala da comunidade de Rincão Vermelho, Rio Grande do Sul, área rural localizada na fronteira com a Argentina. O estudo consiste, assim, naidentificação, à luz da Teoria da Variação (Labov 1972), da regra variável referente à elevação de /e/ e de /o/ em formas como equipe e carro, por exemplo, nas quais poderá ocorrer alternância entre equip[e] ~equip[i] e carr[o]~carr[u].
Publicado
2012-04-18
Como Citar
Silva, S. M. da. (2012). Alçamento das vogais médias átonas finais no português falado em Rincão Vermelho-RS. Revista Língua&Literatura, 11(17), p. 211–234. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/111
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista Língua & Literatura foi licenciada com uma Licença CreativeCommons - Atribuição Não Comercial – Sem derivados 3.0 Não Adaptada.
Língua & Literatura não passa a deter os créditos sobre ensaios publicados. Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.