AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
O termo “práticas de letramento“ (STREET, 1984, p. 1 apud STREET, 2003) foi empregado como um meio de enfocar “práticas sociais e concepções de leitura e escrita”. Com o objetivo de verificar quais concepções de letramento e de práticas de letramento circulam na formação de professores de Língua Portuguesa, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos publicados em periódicos online classificados em WebQualis A1, A2 e B1, na área de Linguística. Os conceitos centrais abordados na pesquisa seguem a linha teórica de Brian Street (2003) e Roxane Rojo (2009) para (multi) letramento(s) e Angela Kleiman (1995, 2005, 2007) especificamente para letramento do professor. A análise aponta para as práticas relacionadas com a leitura e a escrita nas atividades da vida social, destacando-se o uso de memórias como um dos gêneros discursivos utilizados nas práticas de letramento do professor.
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