UM DIZER DISCURSIVO SOBRE A LEITURA: DIÁLOGO, PRAZER E AUTONOMIA

Autores

  • Ieda Márcia Donati Linck UFSM/UNICRUZ
  • Antonio Escandiel Souza UNICRUZ

Palavras-chave:

Professor. Leitor. Mediador. Transformação.

Resumo

A leitura, objeto transformador na relação entre ensino e aprendizado, é um hábito que está presente em todos os momentos da vida do sujeito. E, acima de tudo, está integrado no seu desenvolvimento como viabilizador sistemático da linguagem, da escrita e da personalidade. O ato de ler, considerado em sua dimensão mais ampla, constitui um dos mecanismos por meio do qual é possível compreender melhor o mundo, suas deficiências e possibilidades. Entretanto, o hábito da leitura não basta, é preciso ter o gosto pela mesma, para que se possa incorporá-la às atividades do cotidiano de forma prazerosa. O hábito de ler facilita o diálogo, torna a pessoa mais crítica e sujeita à mudança.  Cientes disso, o projeto Leitura uma prática à liberdade, vinculado à Universidade Cruz Alta, desenvolvido desde 2007, numa escola periférica da cidade, busca fomentar o gosto pela leitura. Os alunos participantes do projeto compreendem, a partir de atividades lúdicas e dinâmicas, aquilo que leem, percebendo que essa prática pode proporcionar muito prazer, agregado à aprendizagem de outras disciplinas. Com a ajuda de monitores, professores e bolsistas fomenta-se nas crianças e jovens, participantes do projeto, o prazer da leitura, atendendo e conduzindo à formação de novos leitores, capazes de transformar o meio em que vivem.

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Publicado

2014-04-11

Como Citar

Linck, I. M. D., & Souza, A. E. (2014). UM DIZER DISCURSIVO SOBRE A LEITURA: DIÁLOGO, PRAZER E AUTONOMIA. Revista Língua&Literatura, 15(25), 17–32. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/1051