A ESTRATÉGIA PRÓ-SAÚDE E FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DOS DOCENTES DA FAEN/UERN

Cláudia Cristiane Filguera Martins, Greice Kelly Gurgel de Souza, Jackeline Carminda Cabral de Freitas, Wogelsanger Oliveira Pereira, Fátima Raquel Rosado Morais

Resumo


O objetivo deste estudo foi apreender conhecimentos e percepções de docentes da Faculdade de Enfermagem (FAEN) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) acercado Pró-Saúde enquanto estratégia de articulação ensino/serviço. Para tanto foi desenvolvido um estudo descritivo, de natureza qualitativa, realizado por meio de entrevista com quatro docentes desta Instituição. Dos dados, coletados entre março e abril de 2010, foram construídas três categorias que retratavam o objetivo do estudo, a saber: Conhecimentos acerca do Pró-Saúde; Articulação ensino-serviço e Dificuldades para implementação e efetivação do Pró-Saúde. Dos resultados foi possível apreender as limitações nos conhecimentos e práticas acerca do projeto Pró-Saúde desenvolvidapela FAEN/UERN, o que potencializa as limitações na articulação ensino/serviço. Assim, é preciso refletir o desenvolvimento da estratégia na perspectiva de tornar os diferentes atores capazes de fomentar as mudanças no processo de formação e conformação das práticas em saúde vigentes.

Palavras-chave


Ensino. Enfermagem. Formação de recursos humanos. Instituições Acadêmicas.

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ISSN 2317-6075