HISTÓRIAS DE VIDA, PROTAGONISMOS E EDUCAÇÃO: MULHERES DA FLORESTA NACIONAL DE TEFÉ
Resumo
Este trabalho é um recorte de uma dissertação de mestrado, que trouxe como uma das metodologias a técnica da história de vida e a fotografia que conta através da imagem a história de três mulheres. Estas são protagonistas femininas da Floresta Nacional de Tefé – Flona. Com a técnica da história de vida, temos a oportunidade de conhecer o indivíduo desde a infância à vida adulta. Conhecer o que é nos permitido. Na entrevista, temos o tempo da fala, o tempo da observação e, principalmente, o tempo do ouvir. A técnica da história de vida exige o ouvir, o escutar. Para isso o ouvir precisa ser transformado em escutar. Sobre, de sermos tocadas, foi o que senti fazendo esta pesquisa do mestrado. Em vários momentos, durante as entrevistas, ou na hora da transcrição das entrevistas, que levou horas a fio, fiquei conectada às histórias de vida dessas mulheres, como também trouxe, em alguns pontos entrelaçados às histórias de vida delas, a minha própria história de vida e da minha família. O ouvir pede o afeto e o respeito pelo que se ouve. A história de vida dessas mulheres, regadas por resistências, dificuldades e afetos, é o ponto que nos faz refletir, que sem essas mulheres e seus povos, não existiria floresta viva. Precisamos, enquanto pesquisadores, trazer e dar visibilidade para esses povos que vivem no meio da floresta, pois elas são as verdadeiras protagonistas dessas vivências.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 Revista de Ciências Humanas
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS
ISSN 1981-9250
Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar
Prefixo DOI: 10.31512
E-mail: rhumanas@uri.edu.br
* Contagem iniciou em 28/04/2019.