"revistach"

Volume 22, número 01, janeiro/abril de 2021

 Dossiê temático: Cidades Educadoras

 Vivemos um tempo de mudanças societárias profundas impulsionadas tanto por desafios históricos como a desigualdade social, racial e de gênero, a intolerância religiosa, os analfabetismos, entre outros fatores, quanto desafios contemporâneos relacionados as questões ambientais, ao desenvolvimento tecnológico e, muito recentemente ao contexto pandêmico.

A educação escolar, direito social inalienável e condição para o desenvolvimento geral, tem a tarefa de dialogar com outras possibilidades, tempos e espaços pedagógicos que permitam processos educativos de qualidade focados na formação integral e humana dos estudantes e de suas comunidades.

Na perspectiva das pedagogias crítico-humanizadoras coloca-se, na esteira desta expansão de horizontes formativos, a ideia/práxis das cidades educadoras que priorizam a construção de espaços humanizadores a partir de dispositivos democráticos e democratizantes dos territórios, das instituições, das organizações.

As cidades para as gentes – cidades educadoras - conectando e potencializando políticas públicas e práticas sociais, construindo intersetorialidades e territorialidades, considerando concepções humanistas presentes tanto na pedagogia de Paulo Freire, como em outras vertentes do pensamento plural e democrático, é o tema da edição do primeiro trimestre de 2021 da Revista de Ciências Humanas acolhe artigos para seu dossiê “Cidades Educadoras”.

Artigos científicos produzidos em temáticas como as descritas a seguir podem ser encaminhados para avaliação:

1)    Educação na cidade: possibilidades institucionais e sociais

2)    Conceito de cidade educadora para pensar a escola, as práticas pedagógicas vigentes e a formação de professores/as

3)    Possibilidades de educação humanizadora nas políticas públicas vigentes ou na construção do currículo

4)    Formação humana integral, educação integral e cidade educadora

5)    Educação na escola e na cidade e direitos humanos

6)    Desafios para construção de pedagogias humanizadoras na Educação Básica e Superior

 Também podem ser encaminhados artigos de temática livre, os quais podem ser aceitos para a publicação.

Recebimento de submissões: 10 de abril de 2021

Publicação: até maio de 2021

Normas para publicação: no site da revista: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech