"revistach"

EDITAL DE CHAMADA - 2018

- Tema POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E ESCOLAR EM TEMPOS DE CRISE (prazo para submissão: 15 de fevereiro de 2018). 

O tema "Políticas de Educação Superior  e escolar em tempos de crise" é instigado por um momento histórico em que a educação é atravessada pela ótica das "comodities" e dos oligopólios na Educação Superior, imprimindo à gestão da educação pública em todos os níveis traços, de gerencialismo empresarial.

O desmonte das Políticas Públicas para a Educação Superior e para a Educação Básica convidam à ingerência externa perversa sobre nossa soberania nacional.

- Tema de abril (2018): PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM CENÁRIOS INCERTOS

A temática da revista de Ciências Humanas “Precarização do trabalho docente em cenários incertos” é provocativa e busca inserir debates a partir de pesquisas que discutem as condições e relações de trabalho a que estão submetidos os profissionais da educação num cenário de grandes incertezas. Pretende contemplar múltiplos olhares que envolvem tanto a educação básica, quanto a educação superior, no campo da formação docente, das práticas educativas, das políticas públicas e da gestão educacional. 

- Tema de agosto (2018): INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Direcionam-se às inovações tecnológicas em diferentes dimensões da educação, como: organização de cursos, currículos, metodologias e avaliação. Análise da inserção das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação no contexto da Educação Superior e a importância que assumem na formação universitária e na produção de conhecimento. Indagação da especificidade do ensino e aprendizagem nas questões relacionadas a educação: tecnologias, ensino híbrido e o protagonismo dos participantes em cursos com o uso de tecnologias diversas, além do impacto dessas ações na cultura universitária.

- Tema de dezembro (2018): PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA NO TERRITÓRIO IBERO-AMERICANO

O tema do dossiê se faz de extrema pertinência neste contexto conturbado que está na realidade histórica da América Latina desde 2015. 

As Politicas de Educação Superior dos últimos dez anos foram uma grande conquista para todos nós e infelizmente, no Brasil, estes avanços estão retrocedendo merecendo um destaque na área da investigação de todos os programas strictos sensu de todo país. Vale a pena trazer discussões realizadas diante desta temática para que possamos fazer um movimento de resistência ativa diante do quadro que estamos vivenciando nas Universidades. 

Participem e enviem suas propostas de textos, pois a RCH:

A Revista de Ciências Humanas (RCH) – Educação tem como missão socializar a produção de estudos e pesquisas científicas, de caráter teórico ou empírico, na área de ciências humanas como foco em Educação.  É uma publicação eletrônica que se dedica à publicação de artigos da comunidade científica nacional e internacional que investiguem questões de interesse do campo das ciências humanas e da educação.  Visa contribuir na formação do pesquisador da área de Educação cuja base teórica esteja no eixo das ciências humanas, por meio da divulgação e disseminação de investigações concluídas e ou em andamento, por educadores, vinculados a instituições nacionais e internacionais.  

A Revista de Ciências Humanas (RCH) – Educação, foi criada em 2000, vinculado ao Programa de Pós-Graduação stricto-sensu em Educação – e sediada na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen- RS (PPGEDU/URI-FW). Tem por objetivo divulgar a produção científica na área de Ciências Humanas, como foco na Educação estimulando o diálogo e o debate entre os pesquisadores que trabalham com investigações tanto no chão da escola, quanto no território da universidade.

A periodicidade da revista foi de 2000, ano de sua criação, até 2016, (fechamento do quadriênio de Avaliação de Stricto Sensu da CAPES), foi semestral. A partir de 2017 a edição passou a ser quadrimestral, por conta do aumento da demanda de artigos encaminhado ao periódico.

A Revista de Ciências Humanas publica artigos de pesquisadores oriundos de programas de Pós-Graduação stricto sensu nacionais e internacionais que desenvolvam investigação na área de Educação, tendo como foco os seguintes eixos temáticos: Políticas Públicas e Gestão da Educação; Novas Tecnologias e Educação; Docência e Direito Educativo; Processos Educativos e Praticas Pedagógicas; Formação de Professores; Internacionalização e Educação Superior; Políticas Educacionais.

O periódico recebe artigos, resenhas, notas de leitura, documentos históricos, relato de experiências, pesquisas, dentre outros.

A produção cientifica é de responsabilidade exclusiva dos autores, as opiniões e julgamentos neles contidos não expressam necessariamente aqueles relativos à Comissão Editorial. Como a avaliação dos manuscritos é feita às cegas quanto à identidade dos autores, é de responsabilidade destes a verificação para que não haja elementos capazes de identificá-los em qualquer parte do texto. A Revista de Ciências Humanas - Educação não se responsabiliza por procedimentos dos autores que não respeitem esta norma.

Os trabalhos a serem submetidos nas seções da RCH devem ser originais, inéditos, de reconhecimento e interesse acadêmico, e não podem ter sido simultaneamente submetidos a outras revistas especializadas.

Vale a pena ressaltar que a produção encaminhada ao periódico é avaliada por pares, Qualis/CAPESB3 – Educação.

Além disso, as linhas de pesquisa que orientam nosso periódico científico da URI - Campus de Frederico Westphalen são:

- Inovação e Tecnologias na Educação Superior;

- Processos de Docência, Emancipação e Direito Educativo;

- Direitos Humanos, ética e Educação;

- Pedagogia Universitária no território ibero-americano;

As normas para submissão são encontradas no link http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/about/submissions#authorGuidelines que apresenta também os templates e o modelo da carta de originalidade.

  • Site da revista: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech
  • Área do Conhecimento: Ciências Humanas
  • Ano de fundação: 2000
  • Título abreviado: Rev. Ciências Hum. – Ed. (RCH - Educação)
  • e-ISSN: 1981-9250.
  • E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 

 

 

Silvia Regina Canan

Chefe Editorial

 

Maria de Lourdes Pinto de Almeida

Assistente Editorial